Friday, August 10, 2007

Deixa-me rir...

Quase dão para rir as justificações dadas pelo Governo Regional para perdoar as dívidas dos três ‘grandes’ do futebol regional à ‘entesada’ Segurança Social. A decisão, que passou, por mera coincidência, despercebida nas deliberações do Conselho de Governo de 13 de Julho último, caiu no JORAM com as explicações do costume. O objectivo, diz a cândida Quinta Vigia, é ajudar os clubes a cumprir o papel formativo e social que têm.
Um trabalho que, temos de reconhecer, tem sido feito, e de ano para ano são cada vez mais os jovens brasileiros formados pelas SAD’s madeirenses. Muitos pagos como reis, alguns de qualidade duvidosa, e todos no cumprimento do papel social dos clubes. Não tenho nada contra os jovens brasileiros, e sei que o futuro dos clubes passa por uma aposta cada vez maior na formação e na prospecção de novos talentos, sejam eles portugueses ou naturais do Zimbabué. Mas tenho tudo contra, quando esse trabalho é pago pelo ‘parco’ Orçamento Regional que não tinha verba, até há bem pouco tempo, para fazer cumprir a lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez.
Mas o mais caricato desta prenda do Governo Regional, é que menos de um mês depois de perdoar as dívidas, decide retirar a formação aos clubes e dá-las às escolas. Mais uma vez tudo bem. É o modelo norte-americano, e tem funcionado tanto em termos desportivos como sociais, mas a justificação apresentada só não provoca mais gargalhadas por o assunto ser demasiado sério. A Quinta Vigia descobriu que existem "alguns" clubes a desviar as verbas públicas destinadas à formação para pagar profissionais. Então, em vez de entregar o caso à Justiça - porque trata-se de um crime - muda apenas as regras.
Com tudo isto, o melhor é fazer como canta Jorge Palma: "Deixa-me rir..."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Locations of visitors to this page Website counter