Tuesday, July 03, 2007

Naquele tempo era pior...

Não sei se já estou a entrar na idade - sinceramente espero que não -, mas há dias, vesti a camisola da selecção no jogo ‘FIFA 07’, juntamente com os meus sobrinhos, e comecei uma frase naquela toada em que antes ouvia sair da boca dos mais velhos. "No meu tempo, um apuramento de Portugal para uma fase final já era uma vitória, e agora ninguém exige menos do que o título". E vendo bem, a única coisa que mudou do ‘meu tempo’ - se é que já o tenho -, são as vitórias da selecção. Da de futebol, já que a de hóquei, que nunca me entusiasmou, também não é o que era.
Em 33 anos de democracia e em 21 de União Europeia - ou Comunidade Económica Europeia, como se chamava no ‘meu tempo’ - continuamos na cauda da Europa. Na cauda física, porque para alargar a ‘união’ só para Leste. Na cauda económica, porque continuamos a ser os velhos pedinchas e pelintras, que olham para Bruxelas como um tio emigrado bem sucedido, que tem a obrigação de mandar dinheiro para os que ficaram na terrinha.
Enquanto isso, vamos passando o tempo a ver se o ‘primeiro’ tem técnica de engenheiro ou é engenheiro sem técnica. Se o Berardo vai comprar o Benfica por amor ao clube ou por amor ao dinheiro. Se o Rui Costa devia ter mesmo ido ter relações sexuais com ele próprio como o magnata madeirense aconselhou em bom inglês ou se fez bem em ficar ofendido. Se dá mais jeito fechar a Portela e ter um aeroporto na Ota ou é melhor deixá-la a funcionar e construir mais uma pista noutro sítio qualquer. Se o TGV deve passar acima ou abaixo do Tejo e em quantas estações pode parar até deixar de ser um comboio de alta velocidade.
E o tempo vai passando à velocidade de um TGV, enquanto nós continuamos, à boa maneira portuguesa, a estudar os assuntos até à exaustão. A estudá-los até ficarem fora de tempo. Só espero, daqui a uns anos, quando o meu filho sentar-se a jogar ‘FIFA 37’ com os sobrinhos, eu, abraçado à minha mulher intemporal, possa dizer: "Naquele tempo era pior".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Locations of visitors to this page Website counter